Dicas

5 dicas para uma decoração de Natal sem gastar dinheiro

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

 

decoração de natal

É Natal, é Natal… lá lá rá lá rá… E cá por casa, como já vai sendo tradição, montámos a árvore e as restantes decorações de Natal no primeiro fim-de-semana de dezembro. No entanto, este ano decidimos implementar uma nova regra: fazer a decoração de Natal sem gastar dinheiro. Ou seja: decorar com a “prata da casa” e resistir à tentação de comprar todas as decorações lindas e fofinhas que vemos nas lojas nesta altura do ano. A nossa carteira agradece. E o espaço nos armários também.

Ora esta nova regra, para alguém tão perfeccionista como eu, que quer ter sempre tudo perfeitinho e a corresponder às minhas próprias expectativas (por vezes demasiado altas, confesso), acabou por se revelar um enorme gigante desafio. Obrigou-me a ter que puxar mais pela cabecinha, a pôr a criatividade a funcionar e, o mais importante, a aprender a aceitar o “não tão perfeito assim” das coisas.

No final, depois de muitas invenções e algumas adaptações, conseguimos! Provámos que é possível ter uma decoração de Natal tão bonita, tão harmoniosa e tão nossa, usando APENAS as “tralhas” natalícias cá de casa. Não podia estar mais orgulhosa do resultado final. Missão cumprida!

Deixo-vos agora com as restantes fotografias e também com algumas dicas que podem pôr em prática, se também não quiserem gastar nem um cêntimo com a decoração de Natal.

 

 

#1 – Aproveitar jarras e taças transparentes

E colocar lá dentro bolas, fitas, grinaldas, pinhas, e outros enfeites que tiverem. Eu optei por usar jarras de linhas mais simples e modernas, combinadas com taças mais clássicas, e enchi com umas grinaldas de pérolas, bolas de vários tamanhos e pinhas. O resultado é um efeito visual dinâmico, harmonioso e, sem dúvida, festivo! Não esquecer que os enfeites devem, dentro do possível, seguir a mesma paleta cromática. Neste caso, a combinação escolhida foi vermelho – prateado – branco.

 

#2 – Usar pratos, sousplats, bandejas ou tabuleiros

Que podem perfeitamente servir para decorar alguns móveis e zonas da casa. Por cá, um dos nossos sousplats foi ocupar o lugar de protagonista no topo da lareira. E que bem que resultou, gosto muito! De salientar que há que ter em conta a cor do objecto escolhido e introduzir à sua volta elementos decorativos da mesma tonalidade. Como o sousplat era dourado, juntei alguns pormenores nesse tom à decoração da lareira.

decoração natal lareira

 

 

#3 – Resgatar toalhas e naprons da avó

À pala deste desafio de “aproveitamentos”, descobri nas gavetas cá de casa toneladas (sim, toneladas!) de panos e paninhos e naprons e toalhas e guardanapos. Decidi, por isso, dar-lhes uma nova vida e aproveitei duas faixas compridas com um bordado lindíssimo, para colocar no centro da mesa.

Resolvi também aproveitar os guardanapos de tecido pela primeira vez, porque sempre usámos de papel, e que dão, sem sombra de dúvida, um toque bem mais elegante à decoração.

 

#4 – Fazer uns DIY fofinhos

Confesso que nem sempre tenho paciência para projectos de DIY. É verdade. Especialmente aqueles de corta aqui, cose ali e cola acolá. Mas, perante um desafio zero budget como este, obviamente que teria de fazer um bocadinho de artesanato caseiro. Por isso, lá me rendi às evidências e andei a pesquisar alguns projectos fáceis e rápidos de pôr em prática. Vai daí, descobri este DIY de um “guardanapo árvore de Natal” giríssimo e bastante fácil de fazer:

Imagem: Beautytipstricksde

Meti mãos à obra e fiquei logo toda orgulhosa por ter saído bem à primeira. Só que o contentamento durou pouco. Como só tinha guardanapos de tecido brancos, e loiça também branca, não gostei muito de ver a combinação final. Ainda tentei colocar um lacinho no topo do “árvore”, para dar ali um toque de cor, mas mesmo assim não foi suficiente.

Depois de dar voltas à cabeça e às caixas, lá me decidi por fazer uma argola de guardanapo. Usei fita de cetim branca para a argola, uma fita mais larga de cetim vermelho para o laçarote, prendi-o com um aramezinho dourado, enfiei o guardanapo e voilá. Gostei muito mais deste resultado final, com o vermelho do laço a dar aqui um boom de alegria ao conjunto. Mas, se tiverem guardanapos de tecido que contrastem com a cor da loiça, aproveitem a vossa sorte e arrisquem fazer o DIY acima. É uma ideia super criativa que vai surpreender, garantidamente, os vossos familiares e amigos.

 

 

#5 – Decorar a árvore apenas com o essencial

E quanto à rainha da festa, também ela foi decorada com os enfeites do ano passado. Opto sempre por não a sobrecarregar muito. Gosto de a ver assim mais simples, com os seus lindos ramos “à mostra” e com poucas bugigangas penduradas. No entanto, há três elementos base que têm de estar sempre presentes: luzes, bolas estrela. Depois, é só escolher um quarto elemento (ou quinto, sexto… consoante o vosso gosto) que podem ser laçarotes, flores, grinaldas, figuras de chocolate ou até mesmo biscoitos caseiros.

Fotografias: yellow, please

E aí por casa, como vai ser a decoração de Natal este ano? Também vão apostar nestas ideias e guardar o dinheirinho todo exclusivamente para a paparoca e para as prendas? 😉

 

You may also like

Leave a comment

Leave a Reply