Aqui há gato Feng Shui

Feng Shui e Maneki Neko (ou gato da sorte)

sábado, 9 de fevereiro de 2019

 

gato da sorte

Quem é que não conhece a figura do simpático gatinho com a pata levantada? É só ir a um armazém do chinês e encontramos pelo menos uma prateleira inteira com um batalhão deles. Há de vários tamanhos, cores e modelos diferentes, uns até têm a patinha a mover-se para cima e para baixo.

E quem é que sabe o que ele representa e para que é usado? “Para atrair a sorte” é a resposta mais comum. E é, obviamente, verdade. Mas também é muito mais do que isso.

gato da sorte ilustraçãoIlustração de Gemma Correll

 

yellow please corações

 

Como surgiu

Maneki Neko, também conhecido como gato da sorte, gato do dinheiro ou simplesmente gato que acena, é um talismã da cultura japonesa, inspirado numa raça de gatos nativa do Japão – o Bobtail japonês – que tem como característica fora do comum a sua cauda cortada (agora percebo porque é que estas figuras têm sempre uma cauda muito pequenina, algumas nem cauda têm).

Imagens: Pinterest

Tradicionalmente, o gato da sorte é representado com uma das patas levantada, dando a impressão de estar a acenar e a chamar-nos para junto dele. Na verdade, trata-se de um gesto corporal tipicamente felino, próprio de quando estão a tratar da sua limpeza e esfregam a orelha ou quando estão em modo brincadeira e tentam agarrar qualquer coisa com a pata. Tão fofos. O que é facto é que, este gesto confundido com um “aceno”, foi o que deu origem a este famoso amuleto da sorte. Nada melhor que uma boa história para percebermos como tudo aconteceu:

Lenda do Templo Gotokuji: A história ocorre durante o Período Edo (1603-1867). No templo Gotoku-jo, em Tóquio, existia um sacerdote que tinha um gato. Mesmo sendo um homem pobre, o sacerdote partilhava todas as suas refeições com o gato. Um dia, durante uma tempestade, um samurai abrigou-se debaixo de uma árvore perto do templo. Ao olhar em direcção à entrada do templo avistou o gato que parecia estar a acenar para ele. O samurai deduziu que o gato o estava a chamar para se abrigar do temporal e, seguindo a sua intuição, decidiu ir ter com ele. Instantes depois, um raio atingiu a árvore onde o samurai tinha estado antes. Então, grato por ter sido salvo pelo gato, o samurai fez do Templo de Gotokuji um local de culto de toda a sua família. Além disso, o samurai recompensou o sacerdote e ajudou o templo a prosperar. Quando o gato morreu, foi criada uma estátua à sua semelhança, dando origem à imagem do gato da sorte que conhecemos actualmente.

 

yellow please corações

 

O que simboliza

Ao acenar com a pata, este carismático gatinho pretende chamar para junto dele principalmente a sorte, o dinheiro e a prosperidade. Apesar de ser mais comum encontrarmo-lo com apenas uma das patas levantadas, também existe com as duas e, mais raro ainda, as quatro levantadas ao mesmo tempo. Todas elas assumem significados diferentes:

  • pata direita levantada: atrai dinheiro e prosperidade
  • pata esquerda levantada: traz mais clientes
  • duas patas levantadas: sorte a dobrar – clientes e dinheiro
  • quatro patas levantadas: muitos clientes, dinheiro, prosperidade, sorte e proteção.
  • altura da pata: quanto mais alta, melhor!

Img esquerda: Rakuten | Img direita: Pinterest

Para além das patas, as cores também apresentam simbologias distintas:

  • branco: sorte, purificação e felicidade
  • preto: segurança e proteção contra os maus espíritos
  • cor-de-rosa: sorte no amor e relacionamentos
  • dourado: muito dinheiro e prosperidade
  • prateado: saúde e longevidade
  • verde: sorte nos estudos
  • amarelo: boas amizades
  • azul: sabedoria e realização de sonhos
  • vermelho: proteção contra doenças
  • tricolor (branco, preto e laranja, como o Bobtail): é o que atrai mais sorte no geral

Imagens: Pinterest

A figura mais tradicional usa uma coleira vermelha com um sino dourado ao pescoço e segura à sua frente uma moeda oval -o koban (antiga moeda de ouro japonesa) – que reforça o simbolismo de prosperidade e riqueza material. Algumas figuras apresentam pequenas faixas com inscrições alusivas à boa sorte e desejos de atrair fortuna e ainda trazem consigo objectos com significados diversos:

  • peixe: alusivo à abundância e fortuna
  • flor de cerejeira: é a flor nacional do Japão e símbolo da vida, pureza e felicidade
  • martelo: simboliza o dinheiro e atrai riqueza
  • esfera: representa sabedoria
  • boneco Daruma: representa um monge da Índia, fundador do Budismo Zen, e é um amuleto da sorte japonês que simboliza perseverança e força para superar qualquer obstáculo

Img esquerda: Goods from Japan | Img direita: Tablin store

 

yellow please corações

 

Onde o colocar, segundo o Feng-Shui

Apesar de ser mais usado em restaurantes e estabelecimentos comerciais (todos nós já o vimos em cima do balcão ao lado da caixa registadora ou na entrada das lojas), o gato da sorte pode ser colocado também nas nossas casas. Onde? Na área do dinheiro e prosperidade do baguá – sudoeste da casa – ou no nosso escritório/zona de trabalho.

O importante é estar pertinho do sítio que “nos dá dinheiro”, como por exemplo em cima da secretária ao lado do computador, se for este a nossa ferramenta de trabalho.

Img esquerda: Muy Molon | Img direita: Mahi Leather

No entanto, como acontece com todos os talismãs e amuletos da sorte, não devemos comprá-lo e usá-lo só porque “é bom para o Feng Shui“. É importante gostarmos genuinamente do objecto, sentirmos afinidade e empatia com a sua energia. No caso do Maneki Neko, se não sentirem nada por ele ou se vos for completamente indiferente, não o comprem só porque sim. Existem outros amuletos da sorte que o podem substituir, como o elefante branco, os fu dogs, o dragão chinês ou um buda.

Imagens: Pinterest

O que interessa é a sensação que vos transmite. Antes de se decidirem a comprar um destes amorosos gatinhos (ou qualquer outro amuleto da sorte), tentem perceber se gostam dele e sentem alegria e entusiasmo quando lhe pegam. Se sim, encontraram o vosso talismã ideal!

 

Bom fim de semana! Манэки-Нэко

 

You may also like

Leave a comment

Leave a Reply